terça-feira, 22 de maio de 2012

A Escolha - Nicholas Sparks


Autor(a): Nicholas Sparks
Titulo Original: The Choice
Páginas: 307
Lançamento: 2012 - Brasil / 2007 - Eua
Editora: Novo Conceito

Classificação: ★★★★

Quis que a primeira resenha do Blog fosse sobre um livro fresquinho nas prateleiras, e bem, apesar de eu estar lendo algumas coisas do ano passado, ou até mesmo de 1930 – Hellooo Margareth Mitchell – o último livro que li que foi lançado menos de uma semana atrás foi “A Escolha” novo – não tão novo  já que foi lançado nos EUA em 2007!!! – livro do Nicholas Sparks.

Vai ter pessoas que vão falar: “Ih, mais uma para falar o quanto os livros do Nicholas Sparks são maravilhosos”.

O que não deixa de ser verdade. Entretanto, esse livro me deixou com um sentimento contraditório ao autor.

Bom, vamos á apresentação da história.

Travis Parker é um solteiro bonitão “boa-vida” que adora esse status – thanks verry much -  e se irrita quando os amigos pegam no seu pé sobre os relacionamentos amorosos de sua vida. Isso muda quando a jovem vizinha Gabby Holland atravessa o cercado furiosa pelo cachorro dele, ter engravidado sua filha Molly – a cachorra, claro.

Gabby, como Travis observa muito bem, é diferente de todas as mulheres-modelos com que se relacionou, e apesar de não soltar faíscas de atração por ela, é a capacidade, ou melhor, a incapacidade da vizinha de ocultar seus sentimentos através das feições, que deixa Travis intrigado.

O problema é que Gabby tem um namorado “perfeito” e ainda tem o problema dele não acreditar que pode se apaixonar por alguém após um final de semana. E claro, além de ter que convencer a si mesmo, ainda há Gabby, porque, não dá para ter um relacionamento duradouro – como ele mesmo indica em seus devaneios – sem a segunda pessoa, também, estar apaixonada, certo?

A história se desenrola de maneira calma e deliciosa de se ir lendo. Sparks, apesar das mortes (risos), sempre consegue que pelo menos o início de seus livros sejam leves e fofinhos.

Agora, o motivo do meu ódio pelo autor em certas partes do livro.

Primeiro: A Gabby é uma tonta em algumas partes, de verdade, tive vontade de bater nela. Ou vai ver, eu que me apaixonei muito facilmente pelo Travis.

Segundo: Precisava fazer o que você fez, senhor Sparks? Sério?

O livro começa em 2007, vai para 1996 e depois volta para 2007, ou seja, nos conhecemos a história de como Travis e Gabby se conheceram e se apaixonaram, aí, bem, depois, depois é o ódio!

Tá, eu sei que ódio é muito forte, mas depois vem a pergunta que acalenta o seu coração “Até onde devemos ir, em nome do amor?”
Para mim, essa simples frase é o protagonista principal do livro, e não porque está no título, já que o original é apenas The Choice, é porque foi a partir dessa pergunta que todo o livro girou, e depois de você querer esganar o Sparks, consegue dar um suspiro de alivio e pensar consigo: “Até onde eu iria, em nome do amor?”

Depois disso você volta a amar Nicholas Sparks e o mundo volta á sua órbita, e todos ficam felizes e ansiosos pelo próximo lançamentos do autor (risos).

Livro rápido de se ler, para passar o tempo, mas que consegue te mostrar uma linda história de amor e te deixar questionando o tipo de amor que você devota.

Recomendo!

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Espero, em um futuro não muito distante, ler este livro...mas, antes de lê-lo quero, e quero muito, ler Uma carta de amor, também do Nicholas, ele foi adaptado em 1999 e estrelado por Kevin Constner e Robin Wright. O título original do livro é AS PALAVRAS QUE NUNCA TE DIREI, titulo que adorei diga-se de passagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo esse filme! O Costner está ótimo nesse filme, e é impossível não chorar rios de lágrimas.
      Só que esse livro vive esgotado!
      Se você achá-lo, me avise! rsrsrs

      Excluir
    2. Acredita que não achei mesmo?!?!?!? Vou encomendar na cultura...quem sabe da certo!

      Excluir
    3. Se você conseguir me avisa!
      Eu sempre coloco livros pra encomendar e não chegam!
      Mas nunca tentei na cultura, na fnac deu certo uma vez, com P.S Eu te amo da Cecelia Ahern!

      Excluir
  3. Quero ler também! Quando ao AS PALAVRAS QUE NUNCA TE DIREI foi um parto acha-lo, rodei praticamente todos os sebos de São Paulo, filme e livro lindo de morrer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh não acredito que vc tem o "As Palavras que Nunca te Direi"!!!!
      Posso ser cara de pau e pedir emprestado? rsrsrsrs

      Excluir
  4. Olha, confesso que nunca li nada do Nicholas Spark, e só vi os filmes mais clássicos, Um Amor Para Recordar e Diário de Uma Paixão. E, apesar de todo o drama, AMO e choro litroooos everytime.
    Mas justamente por saber desse lado "sombrio", por assim dizer do Nicholas, que curte terminar todos os livros em desgraça, na boa, não pretendo ler nenhum livro dele não, e tentarei passar long dos filmes hahahahahahaha
    Sério, de vez em quando até curto um drama, mas ver essas histórias de amor tão lidas, pra nego morrer depois, mei deprimente. Não quero, obriagada! hahahahahahahahaha

    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu gosto muito dos livros dele, pq sempre tem uma mensagem muito linda sobre o amor, no caso do "A Escolha" é até onde devemos ir, ou até mesmo, podemos ir por amor?
      Mas tem livros dele que você pode ler tranquila, tipo "O Milagre", "Um Homem de Sorte" e "A Escolha".
      Você ficar com raivinha em algumas partes, mas do mesmo jeito que você poderia ficar com outros autores, e depois tudo fica fofo! hahahahah

      PS. Vai parecer horrível, mas eu prefiro os filmes Um Amor para Recordar e o Diário de Uma Paixão, aos livros. Pode ser porque vi primeiro os filmes, mas eles me fizeram chorar rios de lágrimas! rsrsrs E os livros me emocionaram, mas nem tanto

      Excluir